O que é

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social financia a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, apoiando empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil. No entanto, a área de inovação é prioridade estratégica para o BNDES, que possui diversos programas de fomento na área.

Para o órgão, os projetos de inovação podem ser radicais ou incrementais, desde que sejam relevantes para criar valor, aumentar a competitividade ou a sustentabilidade do crescimento das empresas. Deve também envolver esforço adicional ao necessário para aumento de capacidade produtiva, expansão ou modernização. Dessa forma, a inovação fomentada pelo BNDES pode ocorrer em todos os setores da economia, mesmo os mais tradicionais.

 

Como funciona

O BNDES dispõe de instrumentos de apoio à inovação nas modalidades renda fixa e renda variável. Na primeira, conta com programas setoriais e linhas de financiamento específicas para financiamento à inovação através dos produtos BNDES Finem, BNDES Automático e BNDES Limite de Crédito, e do Cartão BNDES.

O apoio via renda variável é operacionalizado pelas Áreas de Mercado de Capitais e de Capital Empreendedor, que atuam tanto mediante a subscrição de valores mobiliários de empresas inovadoras de pequeno, médio e grande porte, quanto via fundos de investimento (capital semente, private equity ou venture capital). Em ambos os casos, o BNDES é parceiro no risco envolvido na atividade inovadora apoiada.

Além destes instrumentos, a inovação de interesse estratégico para o país é questão relevante para o BNDES e motivou a criação do BNDES Fundo Tecnológico – BNDES Funtec, instrumento de colaboração financeira não reembolsável direcionada a Instituições Tecnológicas ou Instituições de Apoio.

O Fundo visa a apoiar a realização de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação em parceria com empresas que exerçam atividade econômica diretamente ligada ao escopo do projeto.

O CSEM Brasil já desenvolveu projetos de inovação tecnológica financiados com capital de fomento do BNDES e, por isso, tem larga experiência na prestação de contas e gestão dos recursos repassados. O centro de pesquisas possui equipe especializada e dedicada  a atividades relacionadas a gestão de projetos e de recursos, observando os requisitos da legislação e regras específicas do banco.

 

Quem pode usar

  • Empresas sediadas no País;
  • Entidades e órgãos públicos.

 

Entre em contato