O que é

Empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação que concede  financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis a organizações do país.

 

Como funciona

O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

A Finep apoia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas, e o desenvolvimento de mercados.

Além disso, a partir de 2012 a Finep também passou a oferecer apoio para a implementação de uma primeira unidade industrial e também incorporações, fusões e joint ventures.

A Finep também atua de forma cada vez mais intensa no apoio a empresas de base tecnológica. Desde 2000 desenvolve o Projeto Inovar, que envolve amplo, estruturado e transparente conjunto de ações de estímulo a novas empresas, por meio de um leque de instrumentos, incluindo o aporte de capital de risco, indiretamente via fundos de capital de risco.

O CSEM Brasil já participou de projetos de inovação tecnológica junto a FINEP e está habilitado a receber recursos desta instituição, como um centro de pesquisas com foco em projetos de P,D&I de alto valor agregado.

 

Quem pode usar

Universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas no Brasil.

São considerados prioritários os setores econômicos e áreas do conhecimento constantes das políticas de Estado e iniciativas governamentais, como a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). Como exemplo, podemos citar as tecnologias voltadas ao desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis.

 

Entre em contato