IoT em esteiras inteligentes para transporte de minério

Desafio

Algo tão tradicional quanto o equipamento usado na mineração pode esconder um potencial enorme de P&D industrial. Paralisações não programadas, atrasos e prejuízos percebidos pela Bosch na operação de minas levaram a empresa a investir em um projeto com o CSEM. O problema era um mau funcionamento nos roletes das correias transportadoras de minério, que interferia em todo o processo causando interrupções e prejuízos na operação.

Solução

Por meio da realização de estudos especializados, brainstorming e levantamento das diversas tecnologias possíveis e acessíveis, chegou-se à proposição de uma solução.

O conceito de uma rede de sensores sem fio que otimizasse a performance destes roletes foi desenvolvido e testado, tanto em laboratório quanto em campo.  

Tais sensores coletam dados de medição de temperatura e/ou a aceleração nos pontos de ancoragem dos roletes de suporte de correias transportadoras – gerando informação em tempo real para análise de manutenção preventiva deste equipamento.

Visão de futuro

Com dados coletados para a manutenção preventiva e otimização da operação das esteiras de transporte, também se objetiva a diminuição do custo de operação e atrasos do cronograma. O uso de tecnologia nacional para monitoramento destes roletes foi aplicado visando viabilidade econômica no Brasil e no mundo.

Com a expertise do CSEM Brasil e dos nossos parceiros, o objetivo foi criar um produto de grande impacto para a mineração do futuro, com resultados surpreendentes.