• medabil-baixa-26

Telhas metálicas na geração de energia limpa

Desafio

A Medabil, fabricante e montadora de estruturas metálicas leves, buscava formas de diferenciação e soluções de maior valor agregado para aumentar a competitividade de sua oferta ao mercado e criar novas oportunidades de negócios.

Solução

O Projeto Manta visou a integração da geração de energia solar com painéis OPV às telhas metálicas, usadas na construção de galpões, fabricadas pela Medabil. O objetivo final era a criação de valor para os clientes, geração de vantagens competitivas frente aos seus concorrentes e ganhos ambientais importantes e certificáveis.

Por isso, o fato dos painéis OPV serem cadastrados no BNDES – FINAME também motivou o desenvolvimento da solução de integração. Assim, as próprias telhas poderiam ser cadastradas e seu acesso a linhas de financiamento as tornariam mais atrativas para a construção de galpões e estruturas metálicas leves.

Durante o desenvolvimento do projeto foram estudados diversos tipos de materiais, encapsulamento e formas de integração do OPV às telhas metálicas.

Ao final do projeto, uma estrutura de testes foi instalada em Belo Horizonte, com a simulação de telhas fotovoltaicas para monitoramento dos resultados de geração e integração. Para encontrar uma melhor solução de integração do OPV, foram acionados também alguns parceiros estratégicos internacionais do CSEM Brasil.

Visão de futuro

A integração de geração de energia solar em edificações é uma tendência, por evitar as perdas ocasionadas nos sistemas de transmissão de energia e em linha com os preceitos da geração distribuída de energia.

Esta solução, além de proporcionar a produção integrada de energia elétrica, traz benefícios relacionados a redução da temperatura interna de galpões metálicos, reduzindo a necessidade de sistemas de exaustão, ventilação e ar condicionado. Ampliando, assim, os benefícios e funcionalidades dos produtos, agora oferecidos com sustentabilidade econômica e ambiental.