COMO FAZEMOS 

Excelência na estruturação e gestão de projetos

 

O CSEM Brasil tem capacidade técnica e experiência para alavancar recursos em inovação junto aos clientes, através de leis de incentivo, incentivos fiscais e setoriais, subvenção econômica ou financiamentos direcionados à pesquisa e desenvolvimento para o setor produtivo, relacionando-se com órgãos de fomento à inovação e negócios.

Além disso, contamos com times dedicados ao gerenciamento de projetos, utilizando as principais metodologias e ferramentas de gestão para otimizar custos e acompanhar processos.

ACESSO AO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

 

Possuímos uma ampla rede de parcerias e alianças internacionais, que envolvem importantes centros como o CSEM S/A, Imperial College London, EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne) e MIT (Massachusetts Institute of Technology), entre outros. Nossa proximidade com alguns dos maiores institutos de pesquisa do mundo nos confere acesso aos trabalhos mais avançados em inovação.

FOMENTO E LEIS DE INCENTIVO

Caminhos para inovação

O CSEM Brasil desenvolve, produz e entrega soluções tecnológicas de alto valor agregado que se concretizam a partir da demanda e desafios vivenciados pelos seus clientes, gerando diferenciação e competitividade.

A fim de gerar novos negócios e alavancar resultados, desenvolvemos tecnologias em seu estado da arte.

Os investimentos do CSEM Brasil em infraestrutura para pesquisa, desenvolvimento e suporte já ultrapassam R$100 milhões, firmando-nos como centro de referência no país e conectado a um ecossistema internacional de inovação.

Além das competências em que já possuímos experiência comprovado, somos capazes de criar e viabilizar soluções inovadoras em diversos campos de conhecimento.

null
PROJETOS DE P&D

Estruturamos, executamos e acompanhamos projetos de P&D em diversos setores industriais, sempre orientados a resultados e tecnologia de ponta.

null
NOVOS PRODUTOS

Temos profunda expertise no desenvolvimento de novos produtos, sejam eles inéditos ou aprimoramentos que geram diferenciação.

null
NOVAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS

Desenvolvemos novas aplicações para as tecnologias desenvolvidas como parte fundamental para habilitar mercados e entregar soluções tangíveis de alto valor agregado.

null
NOVOS NEGÓCIOS

A entrega das soluções desenvolvidas passa pela geração de novos negócios. Nós criamos as bases para a produção de novas linhas de produto, empresas e campos de atuação.

Expertises

Eletrônica impressa

Descrição

A eletrônica impressa é uma série de técnicas e métodos de impressão usadas para produzir dispositivos eletrônicos. Estes dispositivos são criados a partir da deposição de tintas semicondutoras sobre um substrato qualquer. O CSEM Brasil é especializado em processos de impressão de dispositivos eletrônicos, como impressão rolo-a-rolo (roll-to-roll printing), slot die, screen printing, blade coating e spiral roll coating.

Nestes processos de impressão podem ser utilizados quaisquer materiais processados em solução, como semicondutores orgânicos ou inorgânicos, condutores metálicos, nanopartículas, nanotubos, entre outros. Estes materiais são capazes de produzir circuitos eletrônicos em diversos tipos de substratos (inclusive superfícies flexíveis) como plásticos, vidro, metais e cerâmica.

Um caso notável é dos painéis solares orgânicos (OPV – Organic Photovoltaics), nos quais o CSEM é líder mundial em resultados. O OPV é a tecnologia do futuro para a produção de energia solar. Pelas características da eletrônica impressa, foi possível torná-lo leve, transparente, flexível, reciclável, com baixa pegada de carbono e grande apelo para design.

O CSEM Brasil está na vanguarda dessa indústria de semicondutores de próxima geração. Somos, no mundo, o centro de pesquisas mais preparado para continuidade das pesquisas em OPV e colocação dessa tecnologia no mercado.

Aplicação

A eletrônica impressa abrange tecnologias como células fotovoltaicas orgânicas e híbridas (OPV/DSSC), supercapacitores e baterias impressas, OLEDs, dispositivos eletroluminescentes, células de combustível, circuitos flexíveis, antenas e identificadores de rádio frequência (RFID) de baixo custo, sensores impressos e dispositivos de memória e processamento lógico.

Todas essas tecnologias são compatíveis com processos de fabricação por impressão rolo-a-rolo, utilizando substratos flexíveis com diferentes tipos de materiais, em um processo produtivo contínuo, altamente escalável e de baixo custo.

As aplicações da eletrônica impressa perpassa diversos setores da economia, como o setor de energia, automotivo, aeroespacial, telecomunicações, saúde, eletrônica de consumo, automação e muitos outros.

O principal foco do CSEM no desenvolvimento de projetos com a indústria, atualmente, se constitui no desenvolvimento de novas aplicações para os painéis solares orgânicos (OPV). No entanto, já foram realizados projetos na área de eletroluminescência, e a infraestrutura atual está preparada para impressão de displays e eletrônica flexível.

Infraestrutura

O CSEM Brasil possui as mais modernas instalações, equipamentos e laboratórios para P,D&I, caracterização, design e prototipagem de dispositivos eletrônicos orgânicos. O centro ainda a maior e mais moderna linha de impressão rolo-a-rolo do mundo, com 5 estações sequenciais para produção de painéis solares orgânicos.

O prédio é dividido em dois andares, o primeiro com laboratórios – salas limpas classe 10.000 e 1.000 – e o segundo com escritório administrativo.

As salas limpas contemplam laboratórios de Eletrônica, Química e Ótica. Os laboratórios são equipados com os mais modernos sistemas, como o blade coating em linha para cinco camadas, utilizado na produção de dispositivos com semicondutores orgânicos.

Alguns exemplos de equipamentos usados pelo CSEM são Glove Box equipada com câmara de evaporação a plasma; Surface Scanner; UV-VIS; Laminadora; Laser&Trimmer; Screen&Stencil Printer; Viscometer; Mini Roll; Climate Chamber; Solar Simulator; Roller Mixer; Optical Light Source; Estufa microprocessadora de secagem; Digital Osciloscope, entre muitos outros.

Microssistemas

Descrição

É o conjunto de instalações, tecnologias e processos destinados a produzir dispositivos compactos, de alta precisão, agregando componentes elétricos, eletrônicos, óticos e fluídicos em um mesmo substrato.

O CSEM possui instalações únicas no Brasil para o desenvolvimento e produção de microcircuitos baseados em LTCC, a tecnologia cerâmica ideal para dispositivos de alta precisão, resistentes a ambientes hostis. Esta tecnologia, mundialmente utilizada, (Low Temperature Co-fired Ceramics) representa enorme potencial de inovação para a indústria nacional; capacita ao Brasil a competir em setores estratégicos de dispositivos para os setores de óleo e gás, mineração, aeroespacial, automotivo, comunicações e defesa.

Aplicação

Com produtos da tecnologia LTCC, o CSEM desenvolve sensores, atuadores e sistemas em nano e microtecnologias eletrônica e mecânica, que podem ser utilizados em diferentes aplicações na indústria. Veja alguns exemplos:

 

  • Agronegócio: controle de processos de agricultura,
  • Transportes: produção de bens, como componentes de aviões e automóveis,
  • Saúde: soluções para uso médico-hospitalar, como marca-passo,
  • Comunicação: componentes de aparelhos celulares,
  • Informática: componentes de computadores,
  • Energia: aumento de eficiência de combustíveis,
  • Segurança: sensores diversos.

Infraestrutura

O CSEM Brasil investiu 10 anos de trabalho e mais de R$ 100 milhões para a criação de uma infraestrutura de pesquisa, desenvolvimento e suporte que faz dele um centro de referência conectado a um ecossistema internacional de inovação. Vale destacar nossas salas limpas, categorias 1.000 a 10 mil, incluindo todas as etapas de produção.

Com câmara climática para armazenagem de materiais de alta sensibilidade, forno para tratamento de material cerâmico não polimerizado, laser de precisão de alta velocidade para corte e ajuste de dispositivos, além de uma impressora de circuitos impressos de alta precisão, é possível desenvolver e fabricar no Brasil alguns dos mais importantes elementos miniaturizados para a indústria eletrônica de precisão.

Contamos também com equipamentos como secadores programáveis, “stacker” automático com alinhamento ótico de alta precisão, laminador isostático programável de alta pressão, sistema de corte de ultra precisão, “Hot Blade” para cerâmicas de alta e baixa temperatura e aparato de precisão para formação de vias de circuito.

Nossos laboratórios trabalham com fornos industriais próprios para LTCC e HTCC, forno de soldagem Reflow e forno túnel para processos de post-firing. Utilizam também perfilômetro de alta resolução, viscosímetro digital de alta precisão, estufa de condicionamento programável, microscópios 2D e 3D e lupas estereoscópicas. Ainda temos uma montadora de componentes eletroeletrônicos, uma dispensadora de líquidos para encapsulamento de circuitos e equipamento automático “Stencil & Screen Cleaner”.

Outras soluções

Descrição

O CSEM Brasil desenvolve soluções customizadas de alto valor agregado frente aos desafios vivenciados por nossos parceiros.

Entendemos que inovações surgem à partir de um esforço coletivo, reunindo os times mais qualificados na fronteira do conhecimento.

Primeiramente, contamos com as competências e experiências complementares de nossa equipe: diversa em cultura, conhecimento e áreas de atuação. Além disso, também trabalhamos em parceria com as mais conceituadas empresas e instituições de pesquisa internacionais, na vanguarda nos seus respectivos campos de atuação.

Conectado ao ecossistema global de inovação, o CSEM Brasil possui acesso aos melhores do mundo. Assim, é mais fácil encontrar soluções inovadoras que efetivamente entregam resultados, valor agregado e competitividade para indústria.

Aplicação

São inúmeras as possibilidades para o desenvolvimento de uma solução tecnológica com o CSEM. Veja alguns exemplos de quem já trabalhou em parceria conosco e veja como funciona:

BOSCH
Paralisações não programadas, atrasos e prejuízos percebidos pela BOSCH na operação de minas levaram a empresa a investir em uma solução customizada conosco. Desenvolvemos, então, um projeto de IoT em esteiras inteligentes, para transporte de minério. Confira o case completo aqui.

PHILIPS
A Philips apostou na expertise em P&D com o CSEM Brasil para desenvolver soluções para equipamentos de diagnóstico médico. A utilização de fotodetectores orgânicos para quantificar radiação em raios X foi identificada como uma tecnologia de alto potencial econômico. Leia mais no link.

Indústria do Futuro
O Governo de Pernambuco buscava aumentar a competitividade de seu mercado. A partir de um estudo detalhado sobre a indústria local e o ecossistema de inovação, o CSEM definiu um mapa estratégico para o investimento do governo. Clique aqui e entenda mais sobre o projeto.

 

Conheça também as plataformas tecnológicas do CSEM na suíça

Ir para o site

Consultoria Tecnológica

O CSEM BRASIL POSSUI EXPERTISE NA IDEALIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS, UTILIZANDO METODOLOGIAS TESTADAS E RECONHECIDAS EM ÂMBITO INTERNACIONAL.

Oferecemos consultoria para empresas privadas e instituições públicas. Avaliamos o potencial de soluções tecnológicas e suas transversalidades, seja para exploração de oportunidades internas, do mercado ou para o aproveitamento de incentivos fiscais e de fomento disponíveis no Brasil.

Seu desafio é a nossa especialidade.

Qualquer que seja o problema, qualquer que seja sua indústria ou setor, não importa o tamanho – as nossas plataformas tecnológicas avançadas e times altamente qualificados e experientes estão prontos para desenvolver soluções customizadas de ponta.

Entre em contato