3 tendências para sua empresa não perder de vista na era disruptiva | Internet of Things e Blockchain

Vivemos em uma disrupção constante. A iminência de novas tecnologias, as quais mudarão a forma como nos relacionamos com o mundo, pede que fiquemos atentos aos últimos acontecimentos. No último ano, foram vários os sinais de avanço, que dão pistas do futuro caminho da inovação.

Nesta série, vou explorar as principais tendências que podem criar ou dominar mercados. Na semana passada, falei um pouco sobre Inteligência Artificial aqui. Confira agora duas grandes frentes da nova revolução industrial:

Internet of Things (IoT) e Blockchain

A ideia de todos os objetos estarem conectados vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, tanto no mercado de consumo quanto na indústria. Conhecida como sendo o principal catalisador da 4ª revolução industrial, Industrial Internet of Things (IIoT) é a integração de Internet das Coisas na indústria.

O uso de IIoT irá revolucionar a manufatura, possibilitando a aquisição de quantidades maiores de dados, de forma rápida, eficiente e remota. Empresas brasileiras e internacionais estão adotando essa inovação, unindo a inteligência de maquinas com o sensoriamento em suas fábricas. Veja o peso que aplicações do setor industrial possuem, assim como outros exemplos de oportunidades IoT no gráfico da Raconteur, traduzido pelo O Futuro das Coisas, classificadas entre frio, morno, quente, muito quente e super quente:

IIoT melhora a conectividade, eficiência e escalabilidade. A manutenção preditiva que acompanhas soluções de IIoT possibilita também economia de tempo e dinheiro para as empresas. A segurança é outra amplamente beneficiada pelo IIoT, possibilitando o monitoramento do status de equipamentos e, até mesmo, sinais vitais de funcionários em situações de alto risco. Assim, líderes de equipes podem usar o IIoT em suas fábricas para conseguirem uma visualização de como se encontra sua operação, auxiliando-os nas tomadas de decisões.

As indústrias estão, cada vez mais, modernizando seus sistemas para manter a competitividade do mercado. Nessa busca, IIoT é a solução perfeita. Com soluções customizáveis, feitas por um processo elaborado de P&D, ou até mesmo equipamentos de funções generalizadas existentes no mercado, as tendências de IIoT estão acelerando e sendo utilizadas amplamente em fábricas pelo país e pelo mundo.

As empresas que adotam essas soluções já estão reportando uma enorme melhoria nos quesitos de segurança, eficiência e renda, e, assim, esperamos que o IIoT se popularize na indústria.

Além do IIoT, outra combinação inovadora que esperamos é o BIIoT (Blockchain IIoT-tomei a liberdade para utilizar a sigla). A tecnologia Blockchain, a qual ficou famosa pelo seu uso em criptomoedas, será agora implementada em soluções de IoT e IIoT. Devido a sua segurança alta, que provém do uso de diversos servidores para fazer a navegação, a tecnologia promete expandir no futuro, aumentando a criptografia de dados e diminuindo o risco de Hacking. Combinando essas tecnologias, teremos todos os benefícios de IoT, com a segurança adicional que o Blockchain traz.

Fonte: z-punkt

 

Fique ligado, na próxima semana o assunto será Realidade Aumentada!

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui e cadastre seu e-mail para mais notícias e tendências em tecnologia, sustentabilidade e negócios.

CSEM Brasil

Um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento que sonha mudar o mundo através da inovação.

LEIA TAMBÉM