Por que optar pelo centro de pesquisa CSEM Brasil?

Você já pensou em desenvolver inovações para a sua empresa? Já teve dificuldades para levar ideias adiante? Já enxergou um potencial negócio em uma oportunidade, mas ficou sem saber como dar o passo seguinte? Se respondeu sim para algumas das questões anteriores, saiba que nós do CSEM Brasil, um centro de pesquisas, podemos ajudar você a concretizar qualquer um desses propósitos.

Atuamos no desenvolvimento de projetos de inovação em diferentes áreas, fornecendo apoio e estrutura tecnológica para as empresas parceiras. Também fazemos parte de um ecossistema de inovação extenso, possibilitando um trabalho em conjunto entre empresas e instituições nacional e internacionalmente renomadas.

Neste artigo, você entenderá melhor como se dá essa dinâmica e quais os benefícios de contar com um centro de pesquisas. Continue lendo e confira!

Conceito de centro de pesquisa

Um centro de pesquisa é uma entidade que atua produzindo conhecimento, bem como produtos, serviços e processos inovadores. Para isso, realiza parcerias com organizações, ou seja, desenvolve uma ligação entre ciência, tecnologia, indústria e mercado.

Com seus parceiros, o centro realiza estudos e desenvolve soluções originais focadas no mercado e nos desafios enfrentados por seus clientes (as organizações), valendo-se, para isso, de sua infraestrutura tecnológica.

Além disso, ao estimular a inovação tecnológica, um centro de pesquisas contribui para áreas estratégicas da economia e eleva a competitividade do país, em um nível global. Isso enquanto colabora para a busca de desenvolvimento social e sustentabilidade econômica.

Onde conseguir uma parceria assim?

No CSEM Brasil, um centro de pesquisas alinhado com o que há de mais moderno de acordo com o mercado internacional. Nossas soluções tecnológicas são desenvolvidas para serem realmente aplicáveis, gerando oportunidades e vantagem competitiva para as empresas com as quais trabalhamos.

Isso é possível porque estamos na vanguarda da pesquisa aplicável no Brasil. Contamos com uma equipe diversificada de pesquisadores altamente qualificados e doutores em várias áreas. Além disso, mantemos parcerias com universidades nacionais e internacionais.

Graças a esses relacionamentos, é possível desenvolver um ecossistema de inovação que permite poder contar com a diversificação cientifica e promover um desenvolvimento em conjunto com outras instituições. Dessa forma, é possível reduzir riscos de resultados não desejados para empresas parceiras.

História do CSEM Brasil

Nosso modelo de instituição foi trazido ao Brasil pela FIR Capital, tendo por base a experiência do Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia (CSEM SA), que já nos anos 80 apostava em inovação voltado ao desenvolvimento do país.

A versão brasileira nasceu em 2006, tendo apoio da entidade suíça e do governo de Minas Gerais. Isso ocorreu por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Portanto, já são quase uma década e meia de existência, período em que trouxemos diversos resultados para muitas organizações que desenvolveram aplicações e até outras “empresas”, com alto conteúdo tecnológico.

Isso enquanto fornecíamos meios para a elevação da competitividade e da produtividade dos negócios, bem como para o aproveitamento de novas oportunidades de mercado.

Atualmente, nossos profissionais compõem uma equipe internacional que junta expertise tecnológica de alto desempenho e gestão com foco no mercado. Os colaboradores desenvolvem visão integrada e sistêmica de processos avançados em tecnologia, negócios e inovação.

Benefícios da parceria entre empresa e centro de pesquisa

A empresa que faz uma parceria com um centro de pesquisas pode obter muitos benefícios. Adiante, selecionamos alguns dos principais. Confira!

Manter a propriedade intelectual

Uma das grandes vantagens de fazer uma parceria conosco, em relação a uma parceria com uma entidade pública, é que, ao final, a sua empresa pode ficar com a propriedade intelectual desenvolvida.

Nosso centro de pesquisas se destaca por entender o mercado. Graças a isso, e ao fato de ser uma instituição privada, conseguimos oferecer flexibilidade na negociação de propriedade intelectual. Essa é nossa realidade, enquanto boa parte de outros centros não abrem mão da propriedade intelectual.

Contar com uma parceria que tem excelência na estruturação e gestão de projetos

Nós contamos com uma boa experiência e capacidade técnica para alavancar recursos em inovação com os nossos parceiros. Isso é feito por meio de:

  • – incentivos fiscais e setoriais;
  • – financiamentos voltados à P&D para o segmento produtivo, graças a vínculos com órgãos de fomento à inovação e a negócios;
  • – leis de incentivo e subvenção econômica. Contamos com know how para a captação de fomentos para projetos de pesquisa e desenvolvimento, como por meio da Lei de Informática, da Lei do Bem, da P&D ANEEL, entre outros.

Nós também temos times dedicados à gestão de projetos, aplicando as principais ferramentas e metodologias de gerenciamento para minimizar custos e monitorar processos.

Acesso a um ecossistema de inovação

Contamos com uma ampla rede de alianças/parcerias internacionais, que englobam importantes centros, como:

  • – CSEM SA;
  • – École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL);
  • – Imperial College London;
  • – Massachusetts Institute of Technology (MIT), entre outros.

Essa proximidade com alguns dos institutos de pesquisa mais notáveis do mundo confere acesso a pesquisas e trabalhos avançados em inovação.

Nossa expertise

O CSEM Brasil é o único centro de pesquisa e desenvolvimento do país que consegue desenvolver soluções customizadas e voltadas aos resultados de seus parceiros, a partir de suas expertises que são únicas no país. Focamos no atendimento das demandas de nossos parceiros a fim de que consigam resultados positivos e, especialmente, vantagens competitivas.

Contamos com outros diferenciais, como ter um laboratório de microssistemas cerâmicos, o único da América Latina. Além disso, as plataformas nas quais apresentamos expertise são:

  • – sensoriamento — segmento esse em que já estamos consolidados no mercado. Quando aliado à Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) é possível realizar análises e fornecer suporte para a tomada de decisão nos níveis operacional, tático e estratégico de segmentos diversos. Por exemplo, no agronegócio, em energia, na indústria, na construção civil, na saúde etc.
  • – microssistemas — por meio de itens que utilizam tecnologia LTCC, desenvolvemos atuadores, sensores e sistemas em nano e microtecnologia mecânica e eletrônica resistentes a condições hostis. Também são soluções de alta precisão;
  • – eletrônica impressa — envolve diferentes soluções tecnológicas, como supercapacitores, células fotovoltaicas orgânicas, dispositivos eletroluminescentes, OLEDs, células de combustível, antenas e identificadores de rádio frequência de baixo custo, circuitos flexíveis, dispositivos de memória e processamento lógico, baterias e sensores impressos etc;
  • – mapa estratégico de indústria e ecossistema de inovação.

Áreas de atuação do CSEM Brasil

Nossas áreas de atuação são variadas. Adiante, confira algumas das principais.

Projetos de P&D

Nossa equipe estrutura, executa e monitora projetos de P&D em diferentes segmentos industriais. Ela atua com foco em resultados e no desenvolvimento de tecnologia de ponta.

Novos produtos

Nós, do CSEM Brasil, temos uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos novos ou que tenham aperfeiçoamentos que os diferenciam dos demais.

Novas aplicações tecnológicas

Também desenvolvemos aplicações para as tecnologias produzidas. Isso é importante para habilitar mercados e fornecer soluções tangíveis, que tenham alto valor agregado.

Novos negócios

O fornecimento das soluções desenvolvidas envolve a geração de novos negócios. Basicamente, proporcionamos as bases para a fabricação de novas linhas de produto, de campos de atuação e até de “empresas”.

Cases de sucesso

Os setores do mercado em que nosso centro atua também são variados, como eletrônica impressa, microssistemas e até mesmo na área de consultoria técnica. Por conta disso, contamos com vários cases de sucesso, tendo atendido grandes empresas. Confira dois casos a seguir.

Bosch

case bosch csem brasil

A Bosch, uma multinacional de engenharia e eletrônica, foi procurada por empresas do setor de mineração para solucionar um problema. Basicamente, um mau funcionamento nos roletes de correias que transportavam os minérios causavam atrasos, paralisações não programadas e prejuízos na operação de minas.

A Bosch não tinha o domínio de qual solução oferecer e nos procurou para o desenho de um projeto de P&D que solucionasse o problema.

Em conjunto conosco, a empresa investiu em uma solução customizada. Foi desenvolvido um projeto de Internet das Coisas (Internet of Things — IoT) para tornar as esteiras inteligentes, a fim de transportarem minério com maior eficiência.

Instalou-se uma rede de sensores sem fio para otimizar o desempenho dos roletes de correias que transportavam minério. Essa rede foi desenvolvida e testada tanto em laboratório quanto em campo.

Seus sensores coletam dados de medição de aceleração — nos pontos de ancoragem dos roletes de suporte de correias transportadoras — e também de temperatura. Dessa forma, proporcionam informação em tempo real, permitindo uma análise de manutenção preventiva desses equipamentos.

Energisa

Beiral - case energisa

A Energisa é uma empresa de 114 anos que atua com geração, transmissão e distribuição de energia. Nossa parceria foi firmada devido à procura de soluções inovadoras com alto potencial de aplicação no mercado e de desenvolvimento de novos negócios.

Trabalhamos em conjunto em dois projetos direcionados para pesquisa e desenvolvimento, que você confere adiante.

Monitoramento de transformadores de rede de distribuição

Esse projeto une hardware e software para estruturar sistemas que podem monitorar a saúde operacional dos transformadores de distribuição. As soluções desenvolvidas identificam falhas em fases ainda incipientes, além de apontar as causas que as originaram e o tempo de vida útil residual dos itens em que aparecem.

O foco do projeto era atender a essa necessidade do segmento elétrico que, até o momento, não tinha uma solução aplicada ou em desenvolvimento no país e no mundo.

Para alcançar o objetivo principal, alinhou-se a gestão de ativos com a tendência de digitalização da rede de distribuição. Partindo desse ponto, nós, da CSEM Brasil, estamos desenvolvendo sensores inteligentes autoalimentados, que apresentam baixo custo e têm comunicação de longo alcance.

Filmes fotovoltaicos adesiváveis

Lounge - case Energisa

Esse tipo de solução permite a conversão de energia solar em eletricidade fazendo uso de painéis fotovoltaicos adesiváveis. Eles são colocados em fachadas de vidros sem que essas precisem ser trocadas, evitando custos com substituições para a Energisa.

A adesivação fotovoltaica se soma à tendência de geração distribuída, que está se ampliando no mercado global, e contribui para o conceito de edifício sustentável.

Após observar que os resultados iniciais foram positivos, optou-se por expandir a aplicação dessa tecnologia em áreas úteis da sede da empresa, tornando-as locais que produzem energia elétrica.

Os adesivos também geram conforto térmico para espaços comuns dos colaboradores e agregam um design inovador e agradável para a sede da empresa. Como resultado, o nível de satisfação com a solução foi alto.

Em suma, contar com um centro de pesquisas, como o CSEM Brasil, pode ajudar a sua empresa a tirar ideias do papel, construir novos negócios, agregar valor aos existentes, melhorar resultados etc. Vale reforçar que isso serve tanto para o setor privado quanto para o público.

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato com nossa equipe de profissionais!

CSEM Brasil

Um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento que sonha mudar o mundo através da inovação.

LEIA TAMBÉM