Blog

[Artigo de opinião] Onde está o foco da sua liderança?

Por Marcos Rangel
Gerente de Desenvolvimento de Negócios no CSEM Brasil

CSEM Brasil
Friday February 23rd, 2018

Por Marcos Rangel
Gerente de Desenvolvimento de Negócios no CSEM Brasil

Certa vez, escutei de um executivo que está a frente de um time com mais de 400 colaboradores, algo que me fez refletir sobre o papel do líder perante seus liderados. Segundo ele, “seus funcionários” sabem o que deve ser feito e principalmente o resultado que precisam atingir, e quando são levados a realizar, não conseguem atingir os resultados esperados pela corporação. Acredito que esta ocorrência não seja um fato isolado, possivelmente, já vivemos ou escutamos histórias como a descrita.

Será que nossos liderados realmente entendem o que é necessário fazer? Será que eles pensam que a responsabilidade é do outro? Será que é medo de mudança? Ou será que não possuem proatividade?

Quantas outras perguntas, nós líderes, faremos na expectativa de terceirizar a culpa dos resultados não atingidos de nossos times? Talvez, a resposta seja o autoquestionamento e principalmente, onde estamos colocando o nosso foco. Em outras palavras, se o foco estiver apenas no resultado final, pode ser que estejamos negligenciando o caminho percorrido e principalmente as pessoas que estão envolvidas neste processo. Fazendo isso, talvez deixemos de inspirar à busca dos resultados e passamos a cobrar demasiadamente tarefas urgentes que atingiram este status, devido à baixa eficácia do nosso papel como líder.

Para adicionar elementos e esta equação de liderança, uma frase atribuída a Aristóteles pode nos trazer algumas conexões, dizia ele: “Somos o que repetidamente fazemos.” Ou seja, uma vez que repetidamente passamos a enxergar o “mundo” com os olhos de que a “culpa” do não cumprimento das metas sejam de nossos liderados, passamos a tomar esta afirmativa como uma verdade absoluta e aos poucos, deixamos de ser líderes e passamos a ser cobradores de metas não atingidas.

Stephen R. Covey, em “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, expõe no hábito 2, a necessidade de começar com o objetivo em mente. Estou certo que esta é uma atitude extremamente relevante, a grande questão é: ter o objetivo em mente e nos dedicar efetivamente para o atingimento do mesmo, mantendo o foco no “aqui e agora”. Em outras palavras, quando o assunto é liderar, precisamos estar inteiros no momento presente e efetivamente disponíveis aos nossos liderados.

Este executivo me fez consolidar a ideia, de que se queremos ser líderes, devemos começar por nós, buscar entender nossos modelos mentais, nossos paradigmas e principalmente, aprender a observar os acontecimentos sobre óticas diferentes das que estamos acostumados a enxergar. Oliver Wendell Holmes, certa vez disse: “O que existe atrás de nós e o que existe à nossa frente são problemas menores, se comparados com o que existe dentro de nós.”

 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui e cadastre seu e-mail para mais notícias e tendências em tecnologia, sustentabilidade e negócios.

 

Posts Relacionados

Entenda as próximas tendências e investimentos no setor de energia

CSEM Brasil
Wednesday July 19th, 2017
leia agora

CSEM Brasil é certificada com o selo Great Place to Work!

CSEM Brasil
Wednesday December 18th, 2019
leia agora