Quem são os “Inovadores do Mundo Real”: saiba mais sobre os palestrantes do evento

Foto: Arturo Vittori/Divulgação

No Inovadores do Mundo Real, teremos representantes dos mais importantes segmentos de inovação no Brasil, players internacionais, líderes de setores industriais e acadêmicos. Google, Bosch, AES, BNDES, EMBRAPII, CNI, FIR Captal, Endeavor e Fundação Dom Cabral são alguns dos nomes que estarão sentados à mesa, discutindo formas disruptivas de co-criar inovações tecnológicas – com o poder de escalabilidade global. Além destes fortes nomes no cenário global, nosso keynote speaker, Arturo Vittori, TEDx Speaker e idealizador da Warka Water (sistema que provê água para regiões de extrema pobreza), traz toda sua experiência em projetos de inovação desenvolvidos para a Nasa e Airbus.

Este é o primeiro grande encontro de lideres promovidos pelo CSEM Brasil, ocasião que além de discutir como inovar em um mundo real, celebraremos nossos 10 anos de operação no Brasil. Para nossa comemoração, dentre diversas e importantes personalidades, estará no Brasil a diretoria do CSEM Suíça, centro que, desde os anos 1980, inovam tanto no seu modelo de interação com a indústria quanto em seus produtos disruptivos para a Europa e para o Mundo.

Por entender que estamos reunindo uma massa crítica de extrema propriedade e, principalmente, por acreditarmos que os valores éticos da Sustentabilidade e da Conivência são essenciais para a nossa civilização, escolhemos como palco de nosso evento um dos ambientes mais inovadores do Brasil, o Museu do Amanhã, que, além de abrigar nosso evento, abrirá suas portas para visitação e promoverá conversas com seu curador.

 

Saiba mais sobre a nossa programação:

 

Quando: O quê: Quem:
09:00 – 10:15 Welcome Coffee & Networking
10:15 – 10:30 Abertura, Provocação e Origem Tiago Alves (CSEM Brasil) e Guilherme Emrich (Fir Capital)
10:30 – 11:00 Inovação e capital: Corporate Ventura e Venture Building David Travesso (FIR Capital)
11:00 – 11:30 O Modelo Suíço de Inovação: Número 1 no Mundo Georges Kotrotsios (CSEM Suíça)
11:30 – 12:00 Traduzindo um Modelo Empresarial Inovador no Contexto Brasil. André Barrence (Google)
12:00 – 14:00 Almoço e Visita ao Museu do Amanhã
14:00 – 14:30 O Amanhã Hoje: O Museu do Amanhã a Partir da Perspectiva de seu Curador Luiz Alberto Oliveira (Museu do Amanhã)
14:30 – 15:00 Transformações Corporativas em um Mudo de Inovações Carlos Arruda (Fundação Don Cabral)

 

15:00 – 16:30 Mesa Redonda: Inovação 360° Endeavor Brasil, Embrapii, Bosch, AES, CNI, FDC
16:30 – 17:00 Resolvendo Grandes Problemas por Meio da Inovação Irece Kauss (BNDES)
17:00 – 17:30 Inovação e Sustentabilidade para Mudar o Mundo Arturo Vittori (Nasa, Airbus, Warka Water)
17:30 – 18:00 Encerramento Tiago Alves (CSEM Brasil)

 

Saiba mais sobre nossos convidados palestrantes:

 

André Barrence – Diretor do Google Campus São Paulo, co-fundador e ex-diretor do SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, um dos maiores programas de aceleração de startups do país. Além disso, André Barrence foi Diretor Presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo do Estado de Minas Gerais. Graduado em Administração Pública (Fundação João Pinheiro) e Direito (UFMG), Mestre em Gestão e Governança pela London School of Economics and Political Science.

 

Arturo Vittori – Arquiteto italiano, designer e artista. É co-fundador e presidente da Warka Water, diretor do estúdio Architecture and Vision e fundador da marca de moda Culture A Porter. Arturo tem experiência em arquitetura aeroespacial, transferência de tecnologia e sustentabilidade. Formado em arquitetura pela University of Florence, Arturo já trabalhou em projetos da Nasa, Airbus e Future Systems.

 

Carlos Arruda – Professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral – FDC. Carlos Arruda é membro do Conselho do HUB Network (Áustria), do conselho Assessor do Kellogg Innovation Network (EUA) e do conselho técnico da Fundepar (Brasil). Autor e co-autor de diversas publicações no Brasil e exterior sobre inovação e empreendedorismo. Carlos é doutor em Administração Internacional, pela University of Bradford, Inglaterra.

 

Carlos Eduardo Pereira – Diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Carlos Eduardo Pereira é Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS e membro da Federação Internacional de Controle Automático – IFAC. Graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Ciências da Computação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Stuttgart da Alemanha.

 

David Travesso – Sócio e CEO da FIR Capital, atuou na Vice-Presidência Executiva da CEMIG, como Diretor Executivo da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e na Vice-Presidente da AES Eletropaulo.  Foi membro dos Conselhos de Administração da CEMIG, da Light Serviços de Eletricidade S/A, da AES Eletropaulo, da Eletronet, da Empresa de Geração Tietê,entre outras. É membro do Conselho de Administração de várias empresas e da Fundação Biominas.

 

Georges Kotrotsios – Diretor e Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios e Marketing do CSEM (Suíça) e membro do Conselho de Administração do CSEM Brasil. Formado em Engenharia Elétrica pela Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), possui  Ph.D. em Optoeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (França) e MBA em Gestão de Tecnologia pela Universidade de Lausanne (Suíça). É  membro do Conselho da Earto (European Association of Research and Technology Organisations).

 

Gianna Sagazio – Diretora de Inovação, Confederação Nacional da Indústria – CNI / Instituto Euvaldo Lodi – IEL. Gianna participa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e coordenou, pelo BNDES, a Iniciativa de Inovação Brasil – Estados Unidos, em conjunto com a ABDI, o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Conselho de Competitividade dos Estados Unidos. Mestre em Desenvolvimento Econômico, pela Universidade Católica de Brasília, certificada pela Wharton School University of Pennsylvania no curso de Estratégia e Inovação realizado em parceria com o IEL/CNI.

 

Irece Kauss – Chefe do Departamento responsável pelo fomento, estruturação, avaliação e negociação de contratos e acompanhamento de toda as TICs (Tecnologia da Informação e Conhecimento) brasileiras. Formada em engenharia de produção pela UERJ, tem pós-graduação em Desenvolvimento Econômico e Social pela UFRJ e mestrado em finanças pela PUC-Rio. Trabalhou no setor financeiro e industrial antes de ingressar no BNDES há 13 anos. No BNDES, concentrou sua carreira no apoio ao setor de TI e Telecom.

 

Juliano Seabra – Diretor Geral da Endeavor, organização que também já ocupou o cargo de diretor de Educação e Pesquisa. Juliano Seabra foi Diretor Executivo da Prospectiva, consultoria especializada em negócios internacionais e políticas públicas. Tem mestrado em administração pública e governo pela FGV-EAESP, é especialista em gestão de negócios e operações pelo Insper e graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP.

 

Luiz Alberto Oliveira – Curador do Museu do Amanhã, foi editor científico do Programa “Globo Ciência” e consultor do Canal Futura de Tele-educação. Luiz Alberto Oliveira é professor convidado da Escola de Comunicação da UFRJ, da Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Físico, doutor em Cosmologia e pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI).

 

Marta Pimentel – Professora de Inovação da Fundação Dom Cabral – FDC. Marta foi Diretora Adjunta de Mercado e Gerente Coordenadora responsável pelo portfólio de programas abertos da Fundação, além de Consultora da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI). Mestre em Gestão de Empresas e Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto.

 

Paulo Rocca – Vice-Presidente da Bosch, onde também já atuou como diretor responsável por projetos de soluções integradas para a América Latina. Há mais de 20 anos na empresa, Paulo Rocca foi Vice-Presidente de Compras, Logística, Qualidade e Desenvolvimento de Fornecedores. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Rodrigo D’Elia – Diretor de Engenharia, Construção e Serviços da AES Tietê. Possui 14 anos de experiência no setor elétrico dentro do grupo AES, atuando nas áreas regulatória e de tarifas, desenvolvimento de novas tecnologias, armazenamento de energia e do mercado de geração distribuída. Engenheiro civil, formado pela USP. Possui MBA de finanças pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e cursos nas áreas econômicas e regulatórias na Universidade da Virgínia.

 

Tiago Maranhão Alves – CEO do CSEM Brasil e Sócio da FIR Capital, atuou em empresas de alta tecnologia e inovação como IBM, BellSouth, Claro e ARM. É membro dos Conselhos de Administração da FIR Capital e do Instituto Hartmann Regueira e Presidente do Conselho de Administração da SUNEW. Formou-se em Engenharia Eletrônica pela UFPE, cursou Mestrado em Marketing na UFPE e tem MBA pela Universidade de Cambridge.

 

 

CSEM Brasil

Um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento que sonha mudar o mundo através da inovação.

LEIA TAMBÉM