PROJETO DE P&D PARA PHILLIPS RAIO X ALTA PERFORMANCE
Fotodetectores orgânicos de alta performance e baixo custo
Desafio
No cenário de equipamentos para diagnóstico médico, o surgimento de novas tecnologias desafiam as empresas a se manterem competitivas em escala global, ou desaparecer na tentativa.
É por isso que a Philips apostou no investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à geração de novas tecnologias, em parceria com o CSEM Brasil. Mais especificamente na área de diagnóstico com raios X, é necessário evoluir na qualidade das imagens e quantidade de informações disponíveis ao médico, ao mesmo tempo que se busca minimizar a dose de radiação recebida pelo paciente.
Solução
Para desenvolver a solução, conhecimento científico e tecnológico foi associado ao design e à produção de fotodetectores orgânicos: com baixo custo e alta precisão.
A utilização de fotodetectores orgânicos para quantificar radiação em raios X foi identificada como uma tecnologia de alto potencial para aplicações diversas na área de diagnóstico médico. Alguns exemplos são sensores para circuitos de controle automático de exposição à radiação, dosímetros digitais portáteis e até painéis de captura de imagens de radiodiagnóstico.
Visão de futuro
O projeto forneceu as bases para a fabricação nacional de sensores de raios X a partir de filmes orgânicos de baixo custo e alta procura no mercado, como em aplicações de sensores para controle automático de dose, indicadores DAP e placas de captura digital da imagem de raios X.