Clipping

Publicação reúne cases de 22 empresas inovadoras @Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Foi lançada na noite dessa terça-feira (27), no 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo, a publicação Inovar é criar valor: 22 casos de inovação em micro, pequenas e médias empresas, uma iniciativa do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
CSEM Brasil
Postado em 28 de junho de 2017 - Atualizado em 9 de julho de 2019

Foi lançada na noite dessa terça-feira (27), no 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo, a publicação Inovar é criar valor: 22 casos de inovação em micro, pequenas e médias empresas, uma iniciativa do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A obra é uma amostra do que se passa no universo inovador na indústria brasileira, entre grandes, médias e pequenas empresas.

Para o analista de Indústria do Sebrae Nacional, Hugo Paiva, a publicação representa um estímulo para outras empresas do universo da indústria sobre a importância da inovação. “Foi um árduo trabalho selecionar apenas 22 casos entre as mais de 200 empresas analisadas. O livro registra essa trajetória de empreendedores – entre micro, pequenos, médios e grandes negócios – que trabalham a inovação dentro de suas instituições apesar de todas as dificuldades. São casos muito bem detalhados que apontam nessa perspectiva de avanço para o país”, comenta Hugo.

Dos 22 casos de inovação,11 são pequenos negócios. Confira abaixo:

Altave
Fundada por dois engenheiros aeronáuticos formados pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), é pioneira na produção e comercialização de soluções que empregam aeróstatos – nome dado a balões meteorológicos, por exemplo.

Brasil Ozônio
Empresa baseada na capital paulista desenvolveu equipamento para desodorização e descontaminação de gases industriais e água, utilizando ozônio.

Insana
Cervejaria artesanal do sudoeste do Paraná, que criou a primeira cerveja mundial produzida à base de pinhão. A ideia surgiu do desejo de contribuir para a preservação das araucárias e chamar a atenção para o tema da conservação ambiental.

Livre
Startup de São José dos Campos (São Paulo), que criou kits motorizados acopláveis a qualquer modelo de cadeira de rodas, proporcionando aos cadeirantes maior autonomia e mobilidade.

Pramar
Startup baiana que desenvolveu um sistema de informações meteorológicas e oceânicas de precisão, que permite eliminar as incertezas do setor portuário, trazendo mais ciência e segurança.

Wavetech
Empresa catarinense criou um aparelho auditivo do tipo AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual), com tecnologia desenvolvida no Brasil, acoplado a um software de programação que atende às atuais demandas dos mercados nacional e internacional.

Nexxto
Pioneira no país no desenvolvimento de solução de Internet das Coisas para o varejo. A solução da empresa de São Paulo conquistou 23 clientes em apenas seis meses.

Cliever
Empresa gaúcha lançou a primeira impressora 3D de alta precisão, que utiliza a tecnologia de estereolitografia no Brasil. Foi pioneira no desenvolvimento no Brasil de impressoras 3D comercializadas a um custo acessível para empresas de todos os portes.

Neovech
Startup gaúcha dedicada ao desenvolvimento de soluções com base na biotecnologia, criou um larvicida biológico, o Biovech, inofensivo ao homem, animais e plantas, mas altamente eficaz contra as larvas do Aedes aegypti e de outros mosquitos.

Prosumir
Startup do Rio Grande do Sul criou equipamento – turbina a vapor – que converte a energia térmica, que seria dissipada, em energia mecânica, que pode voltar para o processo produtivo.

Sunew
Empresa de Minas Gerais desenvolveu processo que permite gerar energia fotovoltaica orgânica em fachadas de vidro de edifícios e outras aplicações.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Posts Relacionados

CSEM Brasil marca presença no LOPEC 2019 na Alemanha

CSEM Brasil
22 de fevereiro de 2019
leia agora

Nova geração de energia solar traz inovação para escolas

CSEM Brasil
11 de abril de 2018
leia agora